Em 1900 e bolinhas a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a Classificação Internacional de Doenças (CID) como uma forma de padronizar as informações sobre mortalidade e doenças em todo o mundo. A versão mais recente é a CID-11, mas a versão ICD-10, lançada no início da década de 90, ainda é a mais utilizada em muitos países, incluindo o Brasil.
Essa versão está organizada da seguinte forma:
- Capítulos (22 no total)
- Agrupamentos (também chamado de blocos)
- Categorias (que correspondem ao código de uma letra e dois dígitos)
- Subcategorias (ao código da categoria se junta um ponto e mais um algarismo - .0 a .9 que é o código da CID)
Embora a versão conte com mais de 14 mil códigos, com o tempo alguns países resolveram que os códigos não eram o suficiente para representar as comorbidades e todas as nuances das condições de saúde locais.Por isso, resolveram criar as suas próprias versões. Embora a OMS permita tais modificações, existem alguns critérios para tal, como manter as categorias principais e suas subcategorias (códigos de 3 e 4 caracteres, respectivamente).
Hoje, a versão da OMS é usada em 117 países e existem versões customizadas no Brasil e na Australia, Canada, China, Checa, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Rússia, África do Sul, Suécia, Suíça, Tailândia, Reino Unido e Estados Unidos.
A versão brasileira da CID-10#
A CID-10, a nossa versão do ICD-10, tem um pouco mais de 13 mil códigos. A versão brasileira atualizada da CID-10 pode ser encontrada no site do Repositório de Terminologias de Saúde . O problema é que o site não possui um link para baixar os arquivos da versão brasileira, disponível apenas em um outro site do DATASUS com a versão de 2008. 🙄
Por esse motivo, fiz um pedido de informação ao Ministério da Saúde , que respondeu com os arquivos atualizados e um mapeamento entre a versão brasileira e a versão da OMS. O pedido foi respondido pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT/SVSA/MS) com os arquivos, disponíveis para download nesse repositório aqui . Embora o pedido não traga explicitamente as datas, no arquivo de mapemanento entre as versões, é possível ver que o ano das versões: CID 10ª VERSÃO 2019/2020. A ultima versão ICD-10 da OMS é de 2019. No site do Repositório de Terminologias de Saúde consta que a nossa ultima versão é de 2025.
No repositório, você pode encontrar também relatórios em PDF com a lista de códigos e suas modificações: https://rts.saude.gov.br/?#/download .
Infelizmente as informações estão espalhadas e diferentes sites do Ministério da Saúde tem essa informação. O ideal seria ter as versões e seu mapeamento com a versão base da OMS atualizada sempre que possível, assim pesquisadores e profissionais podem acompanhar o seu desenvolvimento.
Referências: